NathSchneider
A quarta edição do Comunica Roots realizado pela Universidade Franciscana (UFN), preza pelo estímulo da convivência social por meio da integração entre estudantes e o mercado. O objetivo é que os alunos de diversos cursos, que tenham interesse em estimular a criatividade, participem em equipes para realizar estratégias comunicacionais para o cliente secreto. Nesta edição, o Grupo Diário foi o escolhido.
Conforme a professora de Publicidade da UFN e organizadora do projeto, Angélica Moreira, 36 anos, o projeto surgiu a partir do intuito de estimular o contato entre os grupos de aluno, sem o uso da tecnologia. – No dia a dia, sempre estamos conectados na internet. E precisamos usar os dispositivos como uma ferramenta, e não algo que necessitamos para estar sempre trabalhando. Então, pensamos nesse evento, com desafios reais e que os alunos consigam surpreender o cliente, com a criatividade – explica a professora.
O meio de comunicação selecionado como cliente secreto precisa apresentar desafios reais para os participantes e que tenha relevância regional, estadual, ou até mesmo nacional. Por isso, Angélica comenta que o Diário foi escolhido nesta edição, já que se encaixa com a proposta do Comunica Roots.
De acordo com o gerente de produto e inovação do Diário, Giovane Freitas, 25, o convite de colaborar com o projeto contribui para aproximar as plataformas do Grupo com o público jovem:
– O case que trouxemos para apresentar foi o lançamento do Clube D+ que possibilita vantagens aos assinantes. E ter um público universitário desenvolvendo estratégias sem o uso da tecnologia, é uma maneira de estreitar os laços com o ambiente profissional.
Socialização
Com lápis de cor, canetas coloridas, começaram a nascer cartazes, desenhos, gravuras e colagens, além do contato com a natureza contribuir para o surgimento de ideias. Os grupos usaram a imaginação, criatividade e socialização, para apresentar a melhor proposta para o cliente. Segundo a estudante de Publicidade e Propaganda da UFN e participante da organização do projeto Malu Rodrigues, 23 anos, pensar nas dinâmicas é um dos maiores desafios:
– Precisamos pensar o pré-evento, e depois as brincadeiras que vamos apresentar no dia e como montar as equipes. O evento ocorre de manhã até o final da tarde, então precisamos organizar para que os participantes tenham a melhor experiência de integração e vivenciar os obstáculos do mercado de trabalho.
Malu participou da organização de 2019 do Comunica e relata que enquanto estudante passar pelos “perrengues” de montar um evento, antes de sair do meio acadêmico é importante para já estar preparada aos desafios da vida profissional.
Foto: Nathália Schneider
Na quarta edição do Comunica Roots, estavam presentes 50 alunos, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, e até mesmo de Arquitetura, como é o caso do graduando Pedro Della Flora, 23, participante do grupo Adobe.
– Tenho conhecidos do curso de Publicidade e me explicaram a proposta do evento, fiquei interessado. Foi desafiador a dinâmica, porque não estou acostumado em produzir estratégias comunicacionais, mas consegui estimular a criatividade, interagir e ter contato com a natureza é sempre bom.
O grupo Adobe, apresentou várias propostas, como um jogo em um painel interativo para chamar a atenção do público, como intuito de conhecer mais o case apresentado pelo Grupo Diário. Eles foram os ganhadores da quarta edição do Comunica Roots. Como prêmio, receberam uma assinatura digital anual que dá direito ao Clube D+.
Participantes do grupo Adobe, Fernanda Menezes (à partir da esq.); Pedro Dalla Flora, Eduarda Ramos, Isadora Pilar, Amanda Torves e Vanessa Guasque. Foto: Giovane Freitas.
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